Na gíria dos corredores o “longão” é o treinamento onde corremos distâncias acima das que normalmente fazemos, no meu caso normalmente faço treinos de 10 Km e nesse último sábado fiz um “longão” como parte do treinamento para a meia maratona da Linha Verde.
Dei a volta na Lagoa da Pampulha que tem 18,3 Km, para mim é um “longão”, para outros corredores não, principalmente os que se preparam para uma maratona, esses precisam correr distâncias acima de 25 Km.
Por causa do tempo quente cheguei à Lagoa às 7:40 h, fiz o alongamento e aquecimento. Próximo a mim outro corredor também se preparava, vou chamá-lo de corredor X, pois aparecerá novamente nesse post e começou o seu treino um pouco antes que eu.
Para esse treinamento levei alguns itens importantes: uma toalha, uma troca de roupa (calção e camiseta), uma garrafa de água para usar durante o treino – 300 ml, dois carboidratos em gel, uma garrafa de água gelada - 500 ml e uma isotônico – 500 ml, ambas para depois do treino e que ficaram em bolsa térmica.
Iniciei o treinamento no ritmo de 6 minutos por quilômetro. Mantive esse ritmo até o 8 Km quando resolvi ir um pouco mais rápido, comecei a fazer 5m30s por quilômetro e aos poucos aumentando o ritmo.
Passei pela marca de 9 Km e 10 Km, quando cheguei no 10,5 Km avistei bem longe o corredor X e fui aumentando o ritmo para tentar alcançá-lo, ao chegar na barragem eu estava em uma ponta e ele na outra. Fui, fui, fui, passamos pelos quilômetros 12, 13 e ao chegar no 13,5 já estava bem atrás dele e no 14 o ultrapassei. Achei que ele não se importaria, mas lembrou de mim e começou a me seguir como se não tivesse aceitado a ultrapassagem, então aumentou o ritmo voltando a minha frente no quilômetro 15 e abriu distância, deixei, pois já estava feliz com o meu desempenho.
Segui no meu ritmo e ao negociar uma ultrapassagem a outro corredor o mesmo me disse “Pode passar, vai firme, está indo bem, agora alcança o moreninho lá na frente! Vai você consegue, força!”, eu respondi “Não vai dar ele está longe”, então ouvi “Não está, vai você consegue!”, não era uma prova, só um treino, mas aquilo serviu como motivação e novamente aumentei meu ritmo para ultrapassar o “moreninho”, conhecido também como corredor X.
Chegando ao quilômetro 17 estava novamente atrás dele e no 17,8 Km o ultrapassei mais uma vez, até chegar ao final do treino no marco 0. O corredor X continuou seu treinamento subindo uma rua saindo da orla da lagoa, bom pelo menos eu acho que ele continuou.
E foi assim o treinamento nesse final de semana, com torcida e tudo!
Para aqueles que irão participar do Circuito Adidas fiquem ligados, pois a largada mudou de local, agora será na Praça da Pampulha, veja aqui.
Um abraço a todos!
Rogério Hirata
Corredor
Nasci em São Caetano do Sul - SP e moro em São Paulo - SP. Em 2007 quando morava em Belo Horizonte – MG, comecei a correr e a levar mais a sério esse esporte tão democrático que é a corrida. Trabalho como Analista de Sistemas e tenho uma família linda, dois filhos muito especiais e uma esposa fora de série, porém a rotina do dia a dia nos estressa e para aliviar comecei a correr.
Rogério Luis Hirata - 36 anos
Rogério Luis Hirata - 36 anos
Razão
Todos sabemos os benefícios da prática de esportes e quanto nos ajuda a manter a forma física, no meu caso, não foi diferente, mas além disso correr me ajudou muito a melhorar como pessoa, um ótimo exercício para a mente. Fazer novos amigos é outra consequência da corrida, pessoas com quem antes não falava nada além de um “bom dia”, agora marcamos para correr juntos. Penso também no exemplo que estou dando para a minha família, minha querida Fefê também começou a correr e espero que meus filhos adotem a prática esportiva como um estilo de vida. Por isso, vocês que visitam esse blog, se não praticam nenhuma atividade já é hora de começar, basta ter um pouco de disciplina que sempre encontramos um tempinho, e para vocês que já são adeptos, não parem! Continuem e incentivem outras pessoas.
História
Iniciei em 2007 fazendo treinos na academia, em 2008 comecei a participar de provas nas ruas, sendo a primeira uma corrida de 6K, depois foram mais 12, sendo que ao cruzar a linha de chegada de cada uma senti uma emoção diferente. Ainda em 2008 participei da minha primeira Volta da Pampulha e São Silvestre, essas tiveram uma emoção a mais, não tenho como expressar, só quem participa sabe o que é!
Para 2009 novos desafios estão traçados e 'correrei' atrás deles.
Para 2009 novos desafios estão traçados e 'correrei' atrás deles.
Vale a Pena Visitar
domingo, 22 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Minhas Próximas Corridas
- 02/09/2012 - 10 Milhas Garoto
- 16/09/2012 - Revezamento Pão de Açucar
Minhas Últimas Corridas
- 26/08/2012 - Corrida Contra o Câncer de Mama
- 22/07/2011 - Circuito Athenas - 2ª Etapa - 8K
- 13/05/2012 - Circuito Athenas - 1ª Etapa - 5K
Tempos
- Contra Câncer de Mama - 5K - 0:23:10
- Circuito Adidas Verão - 10K - 0:48:12
- Meia Maratona do Rio - 1:56:27
- Meia Maratona Linha Verde - 1:58:09
- Volta da Pampulha - 1:37:59
- Dez Milhas Garoto - 1:29:32
- São Silvestre 2008 - 1:24:07
Locais de Treino
Arquivo do blog
Tudo é do Pai, toda honra e toda glória, é dele a vitória alcançada em minha vida.
Amar não é só como você se sente em relação aos outros, mas como se comporta em relação aos outros.
Amar não é só como você se sente em relação aos outros, mas como se comporta em relação aos outros.
Legal esse seu treino! :-)
ResponderExcluirComo foi o tempo, comparado com o da Volta da Pampulha?
Tô querendo voltar a correr a lagoa, agora mais consciente da preparação necessária...
Mas minha primeira Meia será só a do Rio.
Abraços!