segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Esclerose Lateral Amiotrófica - ELA

Pessoal,

No final de semana passado assisti uma reportagem no canal SportTV sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença grave, sem cura e que atinge um número grande de esportistas.

Essa síndrome apesar de rara (um ou dois casos por cem mil habitantes/ano) pode atingir todo tipo de pessoa, como por exemplo, o famoso físico inglês Stephen Hawking, mas os cientistas e médicos não sabem precisar qual a razão dela se desenvolver com mais freqüência entre os atletas.

Nos casos avaliados de 5% a 10% o fator genético é a causa da doença, porém em grande parte dos pacientes a causa não está clara. Uma parte dos pacientes analisados são de pessoas aparentemente saudáveis, praticantes regulares de atividade física ou de esportistas profissionais, que em comum realizam seus exercícios em uma intensidade muito alta.

Um exemplo desses esportistas é o jogador de beisebol Lou Gehrig que nas décadas de 1920 e 1930 jogava pelo New York Yankees, tanto que no Estados Unidos a esclerose lateral aminotrófica é conhecida como Doença de Lou Gehrig. Outros casos foram diagnosticados em jogadores de futebol e futebol americano, porém os cientistas não conseguiram explicar porque entre os maratonistas o número de casos é muito pequeno.

Abaixo algumas das fontes que consultei:
ABC da Saúde
Dr. Drauzio Varella entrevista Dr. Acary Souza Bulle Oliveira
Centro de Estudos do Genoma Humano

Um grande abraço,
Rogério Hirata

2 comentários:

  1. Gostei e me identiquei com o artigo feito, pois aborda da patologia E.L.A, assunto pelo qual pretendo fazer meu porjeto de conclusão de curso. Retratando da relação entre a doença e Atletas, ou seja, Neurologia e Desportiva. Sou aluno de fisioterapia do 6° termo e tenho pretenção nesse assunto abordado.
    Gostaria de saber se vocês teriam alguns livros ou artigos para indicar sobre a relação de ambos os assuntos?
    ...Grato plea atenção...
    Leonardo Mendes
    e-mail: lleomendes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. MEU MARIDO ERA PORTADOR DESTA TÃO CRUEL DOENÇA,DURANTE 6 ANOS FOI UMA BATALHA PELA VIDA
    TUDO QUE SE IMAGINA ELE TENTOU, MAS A DOENÇA O
    LEVOU A TRÊS ANOS,ANTES ELE PRATICAVA ESPORTES E
    TRABALHAVA NORMALMENTE,ELA TINHA UM ACOMPANHAMENTO NO HOSPITAL DA CLINICAS EM SÃO PAULO, ELE TINHA UMA GRANDE FORÇA DE VONTADE DE VIVER, MAS COM DISSE UM CERTO FÍSICO BRASILEIRO ERA UMA CONDENAÇÃO A MORTE, ELE TENTOU ATÉ ENTRAR EM CONTADO COM HOSPITAL DE RIBEIRÃO PRETO POR CAUSA DA CÉLULA TRONCO, MAS TAMBÉM NÃO DEU CERTO PORQUE A DOENÇA JÁ ESTAVA AVANÇADA, COM ELA CHEGOU DE MANSINHO ELA O LEVOU DURANTE A MADRUGADA SEM FAZ BARULHO.
    GRATA PELA ATENÇÃO.
    almeida_janice@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Tudo é do Pai, toda honra e toda glória, é dele a vitória alcançada em minha vida.
Amar não é só como você se sente em relação aos outros, mas como se comporta em relação aos outros.