Pessoal,
No final de semana passado assisti uma reportagem no canal SportTV sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença grave, sem cura e que atinge um número grande de esportistas.
Essa síndrome apesar de rara (um ou dois casos por cem mil habitantes/ano) pode atingir todo tipo de pessoa, como por exemplo, o famoso físico inglês Stephen Hawking, mas os cientistas e médicos não sabem precisar qual a razão dela se desenvolver com mais freqüência entre os atletas.
Nos casos avaliados de 5% a 10% o fator genético é a causa da doença, porém em grande parte dos pacientes a causa não está clara. Uma parte dos pacientes analisados são de pessoas aparentemente saudáveis, praticantes regulares de atividade física ou de esportistas profissionais, que em comum realizam seus exercícios em uma intensidade muito alta.
Um exemplo desses esportistas é o jogador de beisebol Lou Gehrig que nas décadas de 1920 e 1930 jogava pelo New York Yankees, tanto que no Estados Unidos a esclerose lateral aminotrófica é conhecida como Doença de Lou Gehrig. Outros casos foram diagnosticados em jogadores de futebol e futebol americano, porém os cientistas não conseguiram explicar porque entre os maratonistas o número de casos é muito pequeno.
Abaixo algumas das fontes que consultei:
ABC da Saúde
Dr. Drauzio Varella entrevista Dr. Acary Souza Bulle Oliveira
Centro de Estudos do Genoma Humano
Um grande abraço,
Rogério Hirata
Corredor
Nasci em São Caetano do Sul - SP e moro em São Paulo - SP. Em 2007 quando morava em Belo Horizonte – MG, comecei a correr e a levar mais a sério esse esporte tão democrático que é a corrida. Trabalho como Analista de Sistemas e tenho uma família linda, dois filhos muito especiais e uma esposa fora de série, porém a rotina do dia a dia nos estressa e para aliviar comecei a correr.
Rogério Luis Hirata - 36 anos
Rogério Luis Hirata - 36 anos
Razão
Todos sabemos os benefícios da prática de esportes e quanto nos ajuda a manter a forma física, no meu caso, não foi diferente, mas além disso correr me ajudou muito a melhorar como pessoa, um ótimo exercício para a mente. Fazer novos amigos é outra consequência da corrida, pessoas com quem antes não falava nada além de um “bom dia”, agora marcamos para correr juntos. Penso também no exemplo que estou dando para a minha família, minha querida Fefê também começou a correr e espero que meus filhos adotem a prática esportiva como um estilo de vida. Por isso, vocês que visitam esse blog, se não praticam nenhuma atividade já é hora de começar, basta ter um pouco de disciplina que sempre encontramos um tempinho, e para vocês que já são adeptos, não parem! Continuem e incentivem outras pessoas.
História
Iniciei em 2007 fazendo treinos na academia, em 2008 comecei a participar de provas nas ruas, sendo a primeira uma corrida de 6K, depois foram mais 12, sendo que ao cruzar a linha de chegada de cada uma senti uma emoção diferente. Ainda em 2008 participei da minha primeira Volta da Pampulha e São Silvestre, essas tiveram uma emoção a mais, não tenho como expressar, só quem participa sabe o que é!
Para 2009 novos desafios estão traçados e 'correrei' atrás deles.
Para 2009 novos desafios estão traçados e 'correrei' atrás deles.
Vale a Pena Visitar
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Minhas Próximas Corridas
- 02/09/2012 - 10 Milhas Garoto
- 16/09/2012 - Revezamento Pão de Açucar
Minhas Últimas Corridas
- 26/08/2012 - Corrida Contra o Câncer de Mama
- 22/07/2011 - Circuito Athenas - 2ª Etapa - 8K
- 13/05/2012 - Circuito Athenas - 1ª Etapa - 5K
Tempos
- Contra Câncer de Mama - 5K - 0:23:10
- Circuito Adidas Verão - 10K - 0:48:12
- Meia Maratona do Rio - 1:56:27
- Meia Maratona Linha Verde - 1:58:09
- Volta da Pampulha - 1:37:59
- Dez Milhas Garoto - 1:29:32
- São Silvestre 2008 - 1:24:07
Locais de Treino
Arquivo do blog
Tudo é do Pai, toda honra e toda glória, é dele a vitória alcançada em minha vida.
Amar não é só como você se sente em relação aos outros, mas como se comporta em relação aos outros.
Amar não é só como você se sente em relação aos outros, mas como se comporta em relação aos outros.
Gostei e me identiquei com o artigo feito, pois aborda da patologia E.L.A, assunto pelo qual pretendo fazer meu porjeto de conclusão de curso. Retratando da relação entre a doença e Atletas, ou seja, Neurologia e Desportiva. Sou aluno de fisioterapia do 6° termo e tenho pretenção nesse assunto abordado.
ResponderExcluirGostaria de saber se vocês teriam alguns livros ou artigos para indicar sobre a relação de ambos os assuntos?
...Grato plea atenção...
Leonardo Mendes
e-mail: lleomendes@hotmail.com
MEU MARIDO ERA PORTADOR DESTA TÃO CRUEL DOENÇA,DURANTE 6 ANOS FOI UMA BATALHA PELA VIDA
ResponderExcluirTUDO QUE SE IMAGINA ELE TENTOU, MAS A DOENÇA O
LEVOU A TRÊS ANOS,ANTES ELE PRATICAVA ESPORTES E
TRABALHAVA NORMALMENTE,ELA TINHA UM ACOMPANHAMENTO NO HOSPITAL DA CLINICAS EM SÃO PAULO, ELE TINHA UMA GRANDE FORÇA DE VONTADE DE VIVER, MAS COM DISSE UM CERTO FÍSICO BRASILEIRO ERA UMA CONDENAÇÃO A MORTE, ELE TENTOU ATÉ ENTRAR EM CONTADO COM HOSPITAL DE RIBEIRÃO PRETO POR CAUSA DA CÉLULA TRONCO, MAS TAMBÉM NÃO DEU CERTO PORQUE A DOENÇA JÁ ESTAVA AVANÇADA, COM ELA CHEGOU DE MANSINHO ELA O LEVOU DURANTE A MADRUGADA SEM FAZ BARULHO.
GRATA PELA ATENÇÃO.
almeida_janice@yahoo.com.br