segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Primeiros passos

Muitos querem fazer alguma atividade física, mas não tem idéia por onde começar, qual modalidade escolher, qual profissional procurar, nesse post darei algumas orientações.

Em primeiro lugar, antes de começar qualquer atividade você deve procurar um médico, pode ser um clínico geral ou de preferência um cardiologista. Ele deve solicitar um exame de sangue para avaliar o colesterol, glicemia, entre outros. Se for praticar uma atividade mais intensa, como a corrida, é bom fazer um eletrocardiograma e teste ergométrico onde pode ser detectado qualquer arritmia e um ecocardiograma que faz uma imagem do coração e pode identificar qualquer deformidade (igual a um ultrassom na gravidez).

Se o resultado de algum exame não estiver dentro dos padrões, o médico deverá orientá-lo sobre o que fazer, agora se estiver tudo beleza o risco de acontecer algum imprevisto durante a atividade física é diminuído consideravelmente. Ultimamente temos visto com mais freqüência atletas profissionais com problemas de coração, por esse motivo acredito que nós atletas amadores não estamos livres mesmo tendo todo acompanhamento médico, por isso, precisamos saber ouvir o nosso corpo e respeitar os nossos limites. Isso não deve assustar, pois não fazer nenhuma atividade é bem pior.

Com a saúde em perfeitas condições, agora é escolher a modalidade, caminhada, corrida, natação, musculação, ciclismo etc, mas qual a melhor?
Não existe melhor! Toda atividade física é boa. O que precisa ser avaliado é qual se encaixa melhor na sua rotina, por exemplo, a natação, é uma ótima atividade para quem tem problemas nas articulações, pois não traz nenhum impacto, mas existe a necessidade de ter uma piscina e um horário regulado, não adianta se matricular em uma aula duas vezes por semana às 19 h se você nunca tem horário para sair do trabalho. O ciclismo é outra opção, mas deve ser praticada de preferência em um parque, ou se for pedalar na rua deve tomar muito cuidado com o trânsito e sempre ter um amigo junto, mas se a opção for por uma trilha fazer sempre em grupo.

A caminhada e a corrida são uma boa se não tem os horários regulados, mas para dar certo precisa de disciplina, deixando a preguiça de lado. Uma boa dica é praticar junto com alguém (amigo, namorada, companheiro), assim um motiva o outro e o compromisso faz com que não troquemos pelo travesseiro e cobertor. O tênis é peça fundamental, mesmo para caminhada, pois previne lesões no joelho e tornozelo. Para escolher o melhor tênis deve ser feito o teste da pisada onde identificamos se é supinada (para fora), pronada (para dentro) ou neutra. Algumas lojas tem o equipamento que faz o teste, mas uma consulta ao ortopedista ou fisioterapeuta é melhor.

Se vai pedalar ou correr, todos os especialistas recomendam musculação, pois o fortalecimento das pernas é muito importante para prevenir lesões.

Seja qual for a atividade que escolha, sempre procure orientações com um médico e um profissional de educação física, respeite os limites do seu corpo, a busca de resultados rápidos pode trazer problemas de saúde mais sérios.

Um abraço,
Rogério Hirata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tudo é do Pai, toda honra e toda glória, é dele a vitória alcançada em minha vida.
Amar não é só como você se sente em relação aos outros, mas como se comporta em relação aos outros.